11 September 2006

vontade de viver


Fiquei estatelada. Li no jornal sábado passado. Os suicídios superam mortes em guerra e crimes: cerca de um milhão de pessoas se matam a cada ano!!!!!! 90% sofrem de problemas mentais (quem serão os outros 10%????)

Continuando o artigo: "Especialistas dizem que a grande maioria das mortes poderia ser evitada, já que 90% dos suicidas são pessoas que sofrem de doença mental não diagnosticada nem tratada" (insisto: e os outros 10???)

De 20 milhões a 60 milhões de pessoas tentam se matar a cada ano. Dessas, aproximadamente um milhão morre.

E ainda: um terço dos suicídios em todo o mundo é causado por..... pesticidas!!!! Médicos, dentistas e veterinários são especcialmente vulneráveis, porque têm acesso a drogas letaais e sabem como manuseá-las!!!!

Nunca tinha pensado nisso. Sempre pensei em armas, desespero de se atirar na frente de um carro, gas..

Os especialistas diseram ainda que as pessoas que perdem o emprego abruptamente são mais suscetíveis a tentar se matar do que aquelas que já vivem há muitos anos em situação de pobreza.

Será?

Pessoas que vivem em países onde o suicídio é ilegal, como o Líbano e Índia, têm mais dificuldade de buscar ajuda se começam a ter pensamentos suicidas temendo punições por parte do governo...

Se você se matar, vai preso, heim:)

Mas agora falando sério... claro que pensamentos auto-destrutivos podem e vão brotar na cabeça de qualquer um a um momento qualquer da vida, aliás é até normal, fácil fácil... com a pressão toda em que a gente vive, a piração, o desequilíbrio, a carência afetiva, o rolar para o abismo, o absurdo que se planta diante da gente, a confusão, enfim... Sei muito bem como é isso... Mas é também normal a luta pela vida, a vontade de viver, pensar que vai melhorar amanhã... e o medo de morrer também pesa, né... o que será que vem depois, se é que vem, e se não vem, vai ser muito chato morrer... ce tem que estar muito muito muito desesperado fora de si. Bem, na verdade, a linha entre a calma e o desespero é muito tênue, uma bobagem. Pra morrer, basta estar vivo...

Estava pensando nisso tudo, e de repente olhei pra fora da janela. Essa plantinha ali no muro. Com que força e determinação conseguiu furar o cimento, e sem nenhuma terrinha, uma poeirinha sequer pra se nutrir, ali mesmo no concreto foi germinando, brotando ufa ufa ufa saindo, levantando, respirando, se colorindo de verde clorofila, com umas frutinhas vermelhíssimas... e agora tá ali, me olha gloriosa e brilhante.

Isto é que é vontade de viver. Acho que também sou um pouco assim. Quantas vezes já "furei um cimento"...

1 comment:

Anonymous said...

Curiosidade: a cidade de Itabira, no interior de Minas ( onde eu nascí, além de ser a terra de Drummond) apresentava há alguns anos atrás, as taxas mais elevadas de suicídio do que as da população brasileira.
eis o link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232006000200018&lng=es&nrm=&tlng=pt

Lucas