06 September 2006

chocolate


Atenção!!! parem tudo que estiverem fazendo!!! com esse frio bendito que tá no Rio -ontem fez 10º no Alto da Boa Vista- parem, vão até à cozinha e preparem um chocolate quente. Ou melhor, se tiverem dispostos e animados, dêem um passeio até o Centro e tomem um chocolate quente cremoooooso tipo europeu, conheço dois lugares onde podem encontrá-lo: na R. da Carioca e na R. Senador Dantas. Mmmmmmmm, um chocolate quente cremoso desses bem quase pretos aquecem até os ossos. Você vai sentindo ele agir aos pouquinhos... as mãos e os pés antes gelados, vão ficando morninhos... e dá uma felicidade tamanha na mente...

A primeira vez que provei uma delícia tresloucada dessas foi em Madrid. Tinha chegado de um show fora da cidade, era um outono invernal, e estava amanhecendo. Deixei as malas no Hostal, mas tava frio demais pra dormir (não tinha calefação, aliás, foi na Espanha, na França e em Portugal que mais senti frio em minha vida, mais do que na Suiça, na Alemanha, nos EUA, porque nestes países onde neva, com aquele frio de geleira, existe calefação em absolutamente toooodos os lugares, você só sente frio mesmo andando na rua). Mas no quarto estava um frio incontrolável, impensável, insustentável... e embaixo na rua tinha um quiosquezinho. Fui até lá e pedi um chocolate com churros (na Espanha eles fazem esta combinação, parece estranho, mas depois de provar, cê vê que foram feitos um pro outro).

Nunca esqueço daquela caneca pelando, esquentando meu corpo. Como diria a Suzy, minha irmã, como é bom uma coisa quentinha entrando... O primeiro a gente nunca esquece, depois tomei incontáveis copos, trouxe pro Brasil pacotes daquele chocolate cremoso. O da foto foi um chocolate com churros que tomei com Nuria e Walter em Madrid, em 2005, numa chocolateria que faz seu próprio chocolate, o San Gines.

A palavra chocolate vem do asteca cacauatl, e seu nome científico é Teobroma- que em grego quer dizer, comida de deus.

Mmmmmmmmmm.....

2 comments:

Anonymous said...

Já que a homenagem está sendo prestada ao chocolate, não iremos nos esquecer do café. Apesar de terem sabores diferentes, são ótimos para combater as mínimas temperaturas.

Anonymous said...

Essa sua foto!! Fiquei lendo e pensando que um resto de leite condensado "jazia"na geladeira há meses e uma caixa de cacau em pó, novinha, saltava na prateleira da cozinha. Não deu outra, fiz um brigadeiro mole, já que não posso tomar esse da foto. Que delícia deve ser!!