02 September 2006

Festival Universitario 69


A fantástica foto aí foi scanneada do jornal e mostra a Equipe Mercado em plena ação no Festival Universitário de 1969 em São Paulo, na TV Tupi. Atrás, o Grupo Oel fazendo sua performance de escovação dentária (o patrocinador era a pasta de dente Ultrabrite), na frente temos a participação de Naná Vasconcellos na tumbadora, depois Ronaldo Periassú na pose de Tarzan Urbano, Ricardo Guinsburg no violão e voz, Diana na voz e percussão, Lemgruber e Stul na guitarra e baixo e vozes.

A música apresentada era "Poesonscópio de Mil Novecentos e Quarenta e Quinze", da dupla Guinsburg/Periassú.

Apesar de termos nos apresentado antes, pra mim essa foi a verdadeira estréia. Essa foi o ponto de partida, o número um, foi onde tudo começou.

As reuniões foram na casa de Ronaldo e Ricardo, em Santa Teresa. Foi a primeira vez que andei de estribo, me lembro tanto da sensação, aquele vento veloz e fresco na cara, me senti tão livre... também senti um pouco de medo, principalmente quando o bonde desandou a correr, tive que me agarrar muito bem... dava cada rabada... não acertei bem a posição, e foi um esforço tremendo. Depois virei bamba no esporte, dando aulas aos neófitos. Tem uma exata posição que permite o usuário relaxar e curtir a paisagem, mas naquela noite ufa!

Voltando ao festival. Já tinha se formado uma estrutura de produção em nossa volta, que cuidou do transporte, estadia e alimentação. Tudo era novidade, e eu estava me sentindo num sonho. Viajar com a banda. Conhecer São Paulo. Pegar o trem de noite (não dormi um pingo, inteiramente ansiosa e excitada com aquilo tudo). Amanhecer em outra cidade. Um hotel. Tudo já no esquema, uma kombi nos esperando pra levar à TV, na Brigadeiro Luiz Antônio. A platéia. A gravação ao vivo do Festival. Os imprevistos durante a apresentação (a platéia jogava coisas na gente... não foi exatamente uma reação favorável...). E depois veio o resultado: prêmio de originalidade. Não ganhamos o Festival, mas ganhamos espaço pela primeira vez para mostrarmos o nosso som. E dali foi acontecendo tudo, mais festivais, gravações, shows. Nossa música tocando na rádio, nossa música tocando na rádio, nossa música tocando na rádio!!! Agora ninguém mais segura!!!

Sonhos, sonhos e sonhos. Que nos ajudaram a passar por aqueles anos funestos em que o Brasil adentrava um fosso tenebroso sem luz no fim, gosmento, fétido, horrendo, apavorante. Sonhos, sonhos e sonhos. Que seria de mim sem eles???

1 comment:

Anonymous said...

Foto sensacional!!!!!! Agora, digitalizada, o tempo não acabará com ele. Notei que no bumbo da bateria, á um LO e embaixo, o número 1000. Seria a bateria da banda Módulo 1000?

abraço.