17 September 2006

linguas




Línguas são fascinantes. Além de nos darem, com o auxílio do olfato, o gosto da vida, elas lambem. Pros bichos são vitais pra beber água, lamber as crias, uma ferida... E pro bicho-homem, a língua é o órgão da fala, vai traduzir em palavras o que se passa, em milímetros de segundos, na nossa cabeça. Tão importante, tão fundamental, sem elas não haveria cultura e civilização.

Em português a palavra língua é sinônimo de idioma. E são milhares de línguas, milhares de idiomas no planeta. No post anterior, falei um pouco do castellano (se pronuncia castelhano, deveria escrever com lh mas adoro esse ll, da ortografia deles. Assim como o ñ... um charme. E o ponto de interrogação de cabeça pra baixo no começo de uma pergunta? demais). Cada língua tem seus jeitos e trejeitos: o inglês, com sua conjugação dos verbos facílima, tudo igual, tem o russo e alemão, com suas declinações (quem estudou 7 anos de latim no colégio: no curso ginasial e no curso clássico, acaba ligando o piloto automático e sai falando. Eu fui uma dessas alunas, mas aviso- não lembro mais nada!!!). O russo é difícil (um colega meu de russo disse que ele estudava grego também, e que russo é infinitamente mais difícil que grego), não pela escrita (que uma vez sabida, jamais esquecida), mas pela complexidade e sutileza do seu pensamento. Por exemplo, tem mais de 10 palavras pra exprimir o verbo ser (estar). Não há acentos, então cê tem que ler e ouvir muito pra saber ao certo onde está a sílaba tônica. Mas é das mais lindas, tão musical. Como o italiano, que língua linda. Dizem que o chinês é a mais difícil; dependendo da pronúncia e entonação crescente ou decrescente, por exemplo, de um "a" mais aberto ou fechado, a palavra muda inteiramente de sentido. O castelhano é a mais fonética: se pronuncia o que se lê. E o basco, cheio de "x" e "k"? o alemão, com suas palavras quilométricas? e o polonês, com aquelas consoantes todas juntas grudadas umas nas outras? e o japones? é mais fácil pronunciarmos o japones do que eles o português, porque nós temos todos os seus fonemas, mas eles não tem todos os nossos. Línguas são fascinantes. Nada como ler um livro em sua versão original. Por melhor que seja a tradução, por mais fiel e inspirada que seja, bom mesmo é ler no original, sempre que possível.

Mas não dá pra tirar fotos de línguas-idiomas. Então pra ilustrar, aí estão umas de línguas-línguas. Tentei tirar da minha própria, ficou parecendo uma pastel de tomate. Tentei de novo, me lembrou aqueles livros médicos. Então pedi ajuda aos meus queridos modelos Mia, Ping-Ling e Emilinha, que gentilmente mostraram-se solícitos e pacientes com o meu pedido. Eu também tive que ser paciente. Não foi fácil e nem rápido eu conseguir esses instantâneos, mas valeu a pena.

Língua. Tongue. Langue. Lengua. Zunge. Limbá. Tong. Tunga. Jezyk. Jazyk. Jezik. Nyelv. Kieli. Dil. Lidah. Lango. Yazik. Glo'ssa. Lougha. Laschon. Tsung. Shita. Ulimi.

No comments: