09 August 2006

respondendo


E agora, respondendo sobre a Equipe Mercado: gravamos dois compactos simples e uma faixa no LP Posições, em que também participavam o Módulo Mil, o Som Imaginário e A Tribo. Apesar de termos tido mais material, as gravadoras não se interessaram em gravar mais, não era um som comercial. Isso foi há 36 anos!!! mas parece agora, né?

Um detalhe importante: não havia gravadora alternativa, independente como tem hoje. Não havia o programa Pró-Tools, com o qual a gente grava em casa mesmo. Não havia computador!!!!! Dependíamos inteiramente de uma Odeon, uma CBS, uma RCA...

Sobre fotos da época (não confundir com "de época":). Bem, nessa época, pouquíssima gente tinha máquina fotográfica. As fotos eram tiradas por amigos fotógrafos iniciantes que tinham laboratório em casa, revelavam e copiavam o filme em preto e branco (isso já não parece NADA com agora, né?) Fui aprendiz desse ofício e vivi horas e horas noturnas experimentando técnicas, vendo diante dos meus olhos a imagem se formar dentro daquela água reveladora. Magia pura. Tudo preto e branco. Foto colorida era caríssimo, só em lojas especializadas, nem me lembro direito de ter em mãos alguma. Filmadora então, nem pensar... portanto não tenho registros de audio ou vídeo dos shows da Equipe Mercado (1969-71). É bem possível que alguma TV tenha guardado algo nos seus arquivos, se é que guardam, não sei... Lembro-me de profissionais filmando em certos shows, e com certeza nos Festivais Universitários que eram transmitidos na TV e assistidos por uma multidão (tinham tanto IBOPE quanto as novelas de hoje, todos comentavam e torciam por sua música favorita). O que tenho são fotos de divulgação, e muuuuita coisa de jornal, cartazes etc.

Aguardem, meu site está sendo feito, aí vou mostrar tudo!!!! ou quase...

Como, em tão pouco tempo, os recursos de áudio e vídeo evoluiram de tal maneira que 30 anos atrás parecem 100. Agora tem mp3 num apetrecho do tamanho de um isqueirinho, tem celular, e celular tira foto, cameras das mais simples fazem filminhos, joga-se no computador, tira-se cópia pra divulgação, grava-se em casa, enfim... é um outro mundo, um outro planeta. Sou apaixonada por essa era digital, vou correndo esbaforida atrás tentando acompanhar as novidades, e claro, sempre me passam pra trás. Não faz mal, me divirto assim mesmo!!!

Pra ilustrar, uma foto da Equipe Mercado na entrada da Boite Sucata, janeiro de 1970, divulgação do show scaneada do jornal.

Antes do até, um lembretinho (não confundir com lambretinha:) pra você que manda um comentário sobre o blog pro meu email: deixe seu comentário clicando no "comments", pra eu poder publicar. E pra você que me faz uma pergunta mais específica, deixe seu email para poder lhe responder, vale?

Até!

3 comments:

Anonymous said...

Olá!

É um incrível desperdício cultural esses fatos ficarem só na lembrança. Quando a gente se encontra, eu e meus amigos (todos nós temos 20 e poucos anos)ficamos horrorizados com este esquecimento. Como sou extremamente pensativo, fico "viajando", tentando imaginar como era o show de vocês, através de depoimentos de sites que vejo na net, ou de sua entrevista para o site senhorf.com .

Parece loucura mas sou saudosista aos 22 anos. E numa época em que nem era nascido. É mole? No mais, é um prazer ler seus pensamentos e memórias. Continue escrevendo!!

Um grande abraço pra todo o pessoal da Equipe.

Lucas

Anonymous said...

grande banda! uma raridade que vale a pena correr atrás.

Anonymous said...

Oi Diana!

Não entendí uma coisa: se vocês apareciam em jornais, mesmo assim não havia uma gravadora mais "alternativa" que aceitasse gravar o material da Equipe? Ou seja, vocês já tinham divulgação, o que, em princípio, poderia facilitar qualquer contrato.