08 August 2006

Noel


Por Noel, todos sabem a quem eu me refiro. Noel de Medeiros Rosa (1910-1937). Agora estou me deliciando com uma coleção de 14 (quatorze!!!!) CDs que foram lançados na Coleção Noel Pela Primeira Vez, lançado pelo selo Velas, com o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura. O projeto foi do pesquisador de música brasileira Omar Jubran, que organizou e produziu essa coleção de 229 faixas (duzentos e vinte nove!!!!), partindo dos 78 rotações e digitalizando tudo que já tinha sido antes, e mais outro material inédito, raridades, gravações de rádio, músicas que não foram gravadas porque os cantores esqueceram a letra, etc etc.... Com essa coleção (cronologicamente gravada), dá pra observar nitidamente a grande transformação pela qual passou a música nesses anos 30: do samba amaxixado ao samba do bairro do Estácio (Ismael Silva, Bide, Marçal). Noel começa com temas caipiras, depois maxixe, então "descobre" os negros dos morros, e vai elaborando cada vez mais suas músicas, até a sua morte prematura, com somente 26 anos e meio... Noel é crítico, cínico, de um humor ferino, filosófico, cronista de sua época, e ao mesmo tempo sofrido de amor, autopiedoso, masoquista, vingativo.. Tudo podia ser convertido em letra de música pra ele: assassinato, prostituição, política, miséria, fome, futebol, doença.

Participações extraordinárias nos CDs: Francisco Alves, Mário Reis, Sílvio Caldas, Marília Baptista e a insuperável Araci de Almeida, mais Pixinguinha e os Diabos do Céu nos acompanhamentos, só para citar alguns.

Uma pisca de biografia: criado em Vila Isabel, cultivou uma polêmica briga musical com Wilson Baptista (outro genial compositor): o "malandro da Lapa" versus o "mocinho da Vila". Sua grande paixão na vida foi a Ceci, uma dançarina de um cabaré da Lapa. Tuberculoso, nem a doença o afastou da vida boêmia. Seu último samba -Eu Sei Sofrer- foi gravado por Araci de Almeida e Benedito Lacerda exatamente no dia de sua morte. Muito pra se falar de Noel.

Na verdade. vão ser semanas pra ouvir isso tudo. Meses? é.

1 comment:

Anonymous said...

Legal! Conheço pouquíssima coisa do Noel. É um impulso para eu me aproximar mais do samba.