16 August 2006

O Bando da Lua


O BANDO DA LUA é conhecido por ter acompanhado Carmem Miranda, mas poucos sabem que antes de trabalhar com ela, o grupo já fazia muito sucesso. Aliás, foi por isso que Carmen insistiu em levá-lo junto para acompanhá-la em sua carreira internacional.

O Bando da Lua foi o primeiro conjunto vocal brasileiro . A sua primeira formação foi de um grupo grande de mais ou menos 17 rapazes que se reuniam na Villa do Mota no Catete (1931), onde ali tocavam e ensaiavam para os bailes de carnaval de rua, com o nome de Bloco do Bimbo. Aos poucos começaram a fazer sucesso e tiveram que “enxugar”: de 17 passaram a ser sete e finalmente, seis: Aloysio de Oliveira (voz solo e violão), meu pai Helio Jordão Pereira (violão e vocal), Osvaldo Éboli, o Vadeco (pandeiro), Ivo Astolfi (violão tenor/vocal) e os irmãos Stênio e Afonso Osório (Stênio, cavaquinho e vocal e Afonso, percussão, flautim e os inspiradíssimos efeitos especiais).

Esta foi a sua formação original, e foi com essa formação que os rapazes alcançaram a fama com seus arranjos vocais e instrumentais originais e altamente criativos, modernos (até hoje!), vindo a fazer muito sucesso nas rádios, nos cassinos, nos teatros de revista. Foram amigos de gente como Assis Valente, Custódio Mesquita, Silvio Caldas, Ari Barroso, Nássara, participaram de vários filmes (“Alô Alô Carnaval”, "Estudantes") e o seu sucesso passou a fronteira, indo tocar na Argentina, no Chile e no Uruguai.

Em 1939 Carmem Miranda foi contratada para cantar nos Estados Unidos e chamou o Bando para acompanhá-la, contrariando o empresário Lee Shubert, que, além de não querer complicações com o Sindicato dos Músicos de lá, não via a menor razão em levar seis músicos brasileiros, quando conhecia excelentes músicos americanos que poderiam tocar perfeitamente com ela. Mas a Carmen era esperta e sabia que nenhum músico americano, por melhor que fosse, poderia dar conta do recado, e em meio a várias manobras, finalmente conseguiram o contrato.

Ela estava certa. Foi um arraso. Bastou uma só apresentação de minutos para conquistarem a Broadway. Foram os primeiros divulgadores da nossa música nos EUA. Os pioneiros.

Pois é, meu pai Helio viveu essa experiência, e sou herdeira de sua história. O seu violão e a sua voz, junto com a música do Bando, foram a minha primeira influência musical. Marcaram-me profundamente. E sobre isso, tenho muuuuito que contar!!!!

Gravações do Bando da Lua não são fáceis de encontrar. Existem dois vinis: um, de músicas gravadas no Brasil pelo Bando, que tem também músicas do Trio TBT e do Conjunto Tupi. O outro são gravações americanas do Bando da Lua original e também do outro grupo que Aloysio formou depois nos EUA com o mesmo nome. Há um CD do selo Revivendo, com músicas do Bando da Lua original, Anjos do Inferno, Grupo "X" e 4 Ases e 1 Coringa. E também quatro fitas K7 com a obra completa do Bando (88 músicas) da Collector's Editora Ltda (Rua Visconde de Pirajá 550, sala 110, Ipanema, CEP 22416-900).

Na foto, de baixo pra cima: Vadeco, Aloysio, Ivo, Stênio, papai e Afonso. Boa Viagem e Boa Sorte!!!!

1 comment:

Anonymous said...

Olá Diana!

Até quando o Bando da Lua ficaram jutos? Onde posso achar gravações deles?