17 September 2007

o Amem


Plástica Sonora intitulada AMÉM, de Walter Smetak, exposição SMETAK IMPREVISTO (ver post do dia primeiro de setembro). Feito de madeira, metal, cabaça e cordão, altura 74 cms, 1969.
Esta foto é mágica! Este raio de luz conectando-se com o Amém ficou incrível, e foi por acaso (fui eu que tirei a foto). Parece Deus. Deixa eu explicar: quando eu era pequena, a "foto" de Deus era um raio de luz pra mim. Em qualquer livro em que eu via esse raio de luz, na maioria das vezes vindo por entre as nuvens no céu, era a imagem de Deus. Agora Ele aparece aqui. E logo no Amém!!!!

Abro o livro de Smetak "A Simbologia dos Instrumentos": "Amém, isto é, seja feito. No Amém, podemos ouvir o sonido transcendental da palavra sagrada OM, o AUM. A palavra sagrada é uma vibração síntese que fecunda as mentes.

Aqui, no extremo Ocidente, a palavra tem o nome de Amém. Ouvireis e vereis com ouvidos e olhos fechados. Ela aparecerá em letras de outro num fundo de púrpura, e será sempre inesquecível. Aquilo será, daí por diante, a vossa grande felicidade. Porém essa felicidade só pode nascer de um profundo silêncio no qual tudo se faz de nada. Como sabeis, o Nada é o Absoluto. Daí por diante, nascereis pela segunda vez. Vindo do espírito, andareis o caminho da iniciação. A morte se dsvanece. Sabeis que tendes existido, e que sempre existireis. Compreendereis então o significado de Shamballah, ilha imperceptível de Som e Luz, da qual deriva a doutrina secreta do budismo: Olho e Coração, Saber e Amor, fazendo jus ao equilíbrio entre as dualidades".

3 comments:

lll said...

Ah! Ótimo ler comentários seu. "Smetack - tack - tack".

Bjos.

Lucas

dianadasha said...

oi Lucas,
.... e muito bom receber sua visita nesta viagem smetakiana!!!!!
bj,
Diana

Yelloweesa said...

Linda foto, intrigante instrumento.