31 October 2006

Jamelao


Publicado no jornal Extra, de 31 de outubro de 2006: "Jamelão não vai gravar o samba da Mangueira. Intérprete teve uma isquemia e ficará fora do CD do Grupo Especial, mas escola fará homenagem.

Cantor da Mangueira há mais de 50 anos, Jamelão não vai poder gravar o samba da verde-e-rosa no disco das escolas do Grupo Especial. O intérprete, de 94 anos, sofreu uma isquemia e, pela primeira vez em 20 anos, fica fora do CD oficial. Luizito, que é o segundo puxador da escola, fará a gravação. Segundo o médico Fábio Rossi, que há anos cuida de Jamelão em São Paulo, a isquemia só foi detectada na quarta-feira, após uma tomografia:

— Ele não apresentou problemas motores e anda sem problemas, mas tem dificuldades cognitivas, ou seja, não entende bem as coisas e tem dificuldades de articular as frases.

Jamelão está em casa e deve ficar no Rio até semana que vem, quando volta para São Paulo com seu médico. Ainda não se pode prever como ele estará até o carnaval, já que a recuperação de uma isquemia em idade avançada é lenta e imprevisível. Mas a Mangueira espera que ele esteja bem para o desfile.

— Se Deus quiser ele estará cantando nosso samba na Avenida. Caso não possa cantar, queremos Jamelão no carro de som, que é seu lugar de direito — diz Percival Pires, presidente da Mangueira"

Se Deus quiser, e Ele há de querer!!!! torço pela recuperação dele, senão como será o carnaval da minha querida Mangueira? não consigo imaginar o desfile sem o vozeirão dele a ecoar pela avenida.

Jamelão é o próprio carnaval pra mim. "Mangueira teu cenário é uma beleza, que a natureza criou ô ô" (Exaltação à Mangueira).. essa música foi marcante pra mim, criança de nove anos e que adorava o carnaval. Outra que eu gostava especialmente era "Eu Agora Sou Feliz".

O nome de Jamelão é José Bispo, e ele nasceu em 12 de maio de 1913. Começou tocando tamborim na bateria da Mangueira, depois aprendeu cavaquinho e passou a cantar nas gafieiras. Seu apelido não se sabe bem de onde veio, se de um locutor de um programa de calouros em que ele participava, ou se na gafieira onde ele passou a se apresentar. Foi crooner da Orquestra Tabajara, do Severino Araújo, e chegou a excursionar com a Orquestra pela Europa. Em 1949 passou a ser intérprete da Mangueira, atividade que pratica até hoje. Gravou vários LPs, sendo o maior intérprete dos samba-cancões de "dor-de-cotovelo", cantor romântico. Gravou um disco só de composições de Lupicínio Rodrigues. O gênio dele não é muito fácil, não tem papas na língua, tem fama de ser meio mal humorado, possui várias manias, sendo uma delas a de andar com muitos elásticos enrolados entre os dedos, e quando canta, é aquela confusão- microfone, dedos, elásticos, dedos, elásticos.... Mas Jamelão pode ser o que quiser, falar o que quiser, porque já conquistou o seu lugar na música brasileira com muita dedicação e talento, e hoje é o Presidende de Honra da Mangueira, foi eleito em 1999 o intérprete do século do carnaval carioca por 80 jurados do Rio e de São Paulo, é reconhecido, querido, homenageado, adorado em todo os lugares.

Pois é, ele tem que ficar bom. Senão, como vai ser?????

No comments: