06 October 2007

o Coloquio


Adoro este também. Estas duas cabeças esculpidas em barro por Smetak são tão expressivas (além de tudo, um escultor!!!!), e quando a gente toca nas cordas, elas tremem, se mexem, dando vida a este diálogo.

Do livro de Smetak, "A Simbologia dos Instrumentos": "Montado em dois vergalhões de ferro que se cruzam, as duas potestades da dualidade milenária, formando a letra X, simbolismo do tempo. Vemos os dois Brasis: aquele que funciona com a explosão da gasolina, do ouro negro, e aquele outro Brasil, encostado como um fac-símile no seu irmão, reservatório "sui generis"de tudo, conhecido e desconhecido em matéria de comparação. O Distrito Federal, meio século mais tarde, denominará este quadrado de terras encravado no estado de Goiás, vizinho de Mato Grosso e do Amazonas, com outro nome : Federação Divina. E toda a riqueza espiritual que este irmão desconhecido possui será derramada sobre o mundo, que se salvará das ruínas.

O colóquio tem 7 cordas, no meio, uma cruz. No meio do X, coloquei um ponto vermelho e dourado, mostrando o fogo sagrado.

O som dele é muito solto, treme".

No comments: