13 October 2007

o Pindorama


Toquei neste muito também, quando participei do Laboratório de Criação Espontânea em 76 no Solar do Unhão. Mas só tem graça se tem mais de 20 pessoas. É uma viagem sonora-sensorial inenarrável!

"De 1973, instrumento musical de sopro e percussão, feito de cabaças, tubos de plásticos, bambu, cano de pvc, madeira e metal, com altura de 2,20 m. Instrumento coletivo, contendo no meio o sextante, instrumento dos navegantes, anterior à bússola. A cabaça central, usada com boré (boré- uma família de instrumentos de sopro de Smetak, feitos de tubos de poliéster, com uma cabaça para a saída do som, e um bocal aberto, que dá bramidos, típicos dos índios, para a chamada da guerra), significa uma projeção em 6 direções, ou seja: norte, sul, leste, oeste, nadir e zênite.

Uma corda, em volta horizontal e vertical, dá a possibilidade do contraste sonoro entre uma série de flautas harmônicas, uma série de chocalhos. O seu aspecto exterior monstruoso, de uma ameba em constante divisão e desdobramento, dá a possibilidade de 60 pessoas se ativarem musicalmente" (do livro de Smetak, A Simbologia dos Instrumentos).

No comments: