18 August 2008

se eu fosse você...


se eu fosse você...

... eu faria....

esta é uma das frases mais absurdas que alguém pode pensar e dizer. Se eu fosse você? como é que a gente pode dizer o que faria se fosse uma outra pessoa? que pretensão!! a gente sabe o que está dentro do outro? e mesmo que se tratasse de uma pessoa que conhecemos durante décadas, mesmo que ela possa ser parecida com a gente, ter os mesmos gostos, falar a mesma língua, mesmo assim, o que a gente sente é com o nosso sentimento, com a nossa cabeça, com o que vivemos. E mesmo que estivéssemos acostumadas por looongos anos com as reações do outro, a ponto de achar que o conhece muito mais que bem, as pessoas mudam, e sempre podem vir a nos surpreender, assim como nós nos surpreendemos com certas atitudes nossas, que nuncantes havíamos tomado... ou não?

Cada um é um universo inteiramente distinto, cada um vai desde neném reagir diferente em relação a cada minuto que passa... o seio da mãe, o calor de um colo, comidas novas, um irmão que nasce na família, a escola, férias, uma briga com um colega, uma nota baixa, um passeio com o pai, a sensação de pisar na areia, um banho de cachoeira, ser passada pra trás, discussões em família, namorados, sexo drogas e rock n'roll... é uma própria vida individual pessoal intransferível que se forma e se transforma, e assim a gente vai se virando aqui e ali, tentando fazer o melhor, os anos vão passando e criamos alguma coisa como uma personalidade, um caráter, opiniões. Como então alguém pode chegar e me dizer que faria assim ou assado como se fosse eu? como, se fosse eu? ora, se você fosse eu, ce faria exatamente o que eu fiz!!! a pessoa ainda diz achando nas entrelinhas que ela é que está certa, e se sente gabaritada a opinar, assim como dando um conselho. Quem está fora do nosso turbilhão individual pessoal intransferível opina pelo que vê por fora somente. Vá viver lá dentro, vá, pra ver o que é bom!!!

E mesmo quando alguém nos pede opinião, é bom deixar sempre bem claro que - "mas você é quem sabe!" Vamos sempre estar de fora, e ter uma visão que nem a de um satélite lá no alto do céu que vê um tornado rodopiando, contorcendo as casas e destruindo as pessoas aqui embaixo na terra e achar que é um algodão doce... Às vezes até funciona, é até bom, ajuda, mas... quem sabe de si é "si mesmo"!!!

No comments: