16 August 2008

morreu o Caymmi


Morreu o Caymmi. Eu tava no quarto fazendo coisas, Nelson veio me falar (a tv tá sempre ligada, com ele na frente), interrompi o que tava fazendo e fui ver. Me deu uma tristeza tamanha. Claro, sabia que ele tava doente, sabia que ele tinha 94 anos (a idade que teria meu pai se estivesse vivo... eram amigos "naquele" tempo), mas fiquei triste mesmo assim. É como se estivesse morrido um pedaço de mim. Pra mim ele era pra sempre, pois desde que me entendo por gente, ele existe, faz parte do meu viver. Muito do meu entender do mundo foi através dele. Não posso nem dizer qual a música que gosto mais... são tantas... são tantas... e marcaram a minha vida tanto e com tanta intensidade... muito mais que Jobim, João Gilberto, talvez qualquer outro, nem me lembro agora no momento quem me influenciou tanto assim... Luiz Gonzaga?? sei lá...

Caymmi foi o precursor de tudo que está aí: sua voz profunda e seu violão, só voz e violão pela primeira vez, pela primeira vez temas sobre o mar, tragédias de jangada não voltar, sobre a Bahia que eu não conhecia (ce não foi à Bahia? não? então vá!) e passei a querer conhecer tanto (minha avó era baiana) por causa dele, e quando a conheci me apaixonei e quis morar lá pra sempre, e amo até hoje, é a terra que escolhi pra morar, apesar de morar no Rio...

Meu pai me embalava com suas músicas, tocava no violão, cantava, a gente cantava junto, era tão presente, tão familiar...

A imagem que tenho de Caymmi é de uma pessoa doce, meiga, bonitão, tranquila... me lembro dele com aqueles olhinhos revirando, que a Carmen pegou bem e incorporou ao seu jeito de cantar... foi ela que o lançou, com a música O Que é Que a Baiana Tem? no filme Banana da Terra, acompanhada pelo Bando da Lua (meu pai)... me lembro de uma vez ver o Caymmi contar que a Carmen não conseguia lembrar na gravação da lista de coisas que fala a letra, e ele ficou na frente dela, apontando, fazendo mímica- corrente, bata, brinco, pulseira, sandália, saia engomada... posso imaginar a cena direitinho...

Morreu o Caymmi, mas não morreu.

1 comment:

Yelloweesa said...

É mesmo uma perda imensa. Adoro "Sábado em Copacabana" que ficou popular (outra vez), por ser trilha sonora de uma novela da Globo. O filhinho de 2 anos récem completados, de uma colega de trabalho, saía de onde estivesse para ficar em frente à TV quando a apresentação da novela começava! Dançava e balbuciava junto, como se cantasse. Um fofo! Qual não foi minha surpresa ao constatar um fenômeno... procurando pela música em MP3, encontrei um vídeo de um bebê de uns 7~8 meses que também adora "Sábado em Copacabana"! Que barato! Para Pedro e Paulo eu cantava "Boi-da-Cara-Preta", muito bonita mas sem a sofisticação de "Copacabana".Bjs