01 August 2007

olha pro ceu meu amor


Não importa que estejamos já em agosto, elas continuam aí frutificando-se, porque são poderosas. Agora mesmo vai ter uma neste fim de semana. Aqui em Santa mesmo, na rua, e é claro, vou lá dar uma passadinha.

Nem todas são boas, mas as que são boas, são inesquecíveis.

Festas Juninas. O que faz com que elas sejam tão especiais pra mim? sei lá, várias coisas. Primeiramente, a música. Como não sentir uma alegria máxima ouvindo a voz de Luiz Gonzaga e o resfolego de sua sanfona até o sol raiar? Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo, olha praquele balão multicor, que lá no céu vai subindo, vem morena pros meus braços, vem cá cintura fina cintura de pilão, tome um gole de quentão, solta foguete, quero vê animação, eu quero ovo de codorna pra comer, o candieiro se apagou, o sanfoneiro cochilou, ontem sonhei que estava em Moscou dançando pagode russo na boate Kossacô, naquele côco não vadeio mais, apagaram o candieiro derramaro gai, ela só quer só pensa em namorá, a fogueira era em mim, mas a fumaça era em você, o sereno tá no fim, só você chora por mim, eu não choro por você. Como não sentir uma enorme alegria a invadir todos os buracos da minha cabeça? como ficar parada? como não explodir rodopiando que nem um dervixe, num encantamento de bandeirinhas de papel? Como? Como?

E Jackson do Pandeiro? um parágrafo especial pra ele!!! Outro que não pode faltar na trilha sonora pra a minha festa junina ideal e inesquecível: a ema geme, o sapo canta na lagoa, e a mulher do Anibal e Sebastiana dançam xaxado na Paraíba no forró do Zé Lagoa, enquanto o jogo continua 1 a 1, Rosalina é um tesouro, mas tava distraída e saiu com a saia rota, no tempo em que eu era só, meu coração batia tum tum tum, peguei logo numa escurinha e mandei passo de côco que foi um chuá, o diabo quando não vem manda o secretário, aquele é o marido da mulher que virou homem... vai jackson!!! canta aí pra sempre dentro dos meus ouvidos!!!

E tem aquelas cantigas tradicionais: Noites de Junho, Quadrilha do Cabo, Quadrilha Brasileira, Só Tocava Isso, Sonhos de Papel, Chegou a Hora da Fogueira, que acendem a fogueira do meu coração!!!

Depois, as comidas. Depois, o clima frio (este ano então, tá qui tá uma beleza!!!!). Depois o figurino. Depois a decoração. Não, não tem festa melhor pra mim, nem Carnaval, nem Natal (que não gosto), nem nada nenhuma.

Recordar é viver e vivendo recordo: inesquecíveis e inigualáveis foram as festas juninas que fiz na Lagoa das Lontras nos anos 80 e começo de 90. No meio do mato. Tínhamos que nos organizar muito bem, porque ficava a duas horas e meia do Rio, longe de tudo, e uma vez lá, não tinha como comprar nada. Caronas, quem ia com quem em que carro, as bebidas quem levava (quems!), as comidas, chegar um ou dois dias antes pra preparar a fogueira, colocar as bandeirinhas, quem ia fazer as iscas pra pescaria que ia ser na piscina, quem iria fazer o quentão. Eu desenhava uns mapas, xerocava e distribuía, porque era complicado chegar... um lugar no meio do nada, sem sinalização, só com esse mapinha e olhe lá! As pessoas que iam eram tão queridas, tão amadas... sabe aquelas pessoas que são indispensáveis pra sua vida, sem elas tu né nada? aqueles amigos do coração, amigos de fato e pra sempre? pois é, eram eles que iam, e traziam seus amigos, que também eram bacanas, e rolava o maior astral.

Suzy... Maína...

Foi engraçado uma vez. Todos sabem que eu (e Cazuza) somos exagerados. Pois é. Então pedi para cada pessoa levar um quilo de aipim, um quilo de batata doce, um quilo de milho verde, além de outras coisas, dependendo da disponibilidade de cada um. Muito bem, lá fomos nós. E chega gente. E chegam quilos. E quilos. E quilos. No fim, a montanha que se formou de aipim, batata e milho já estava a começar a me preocupar. Que destino dar àquilo tudo... absurdo... Acabou que, por causa da fartura, uma turma pôde ficar lá curtido por uma semana a mais depois da festa... comida não ia faltar he he...

E o casamento? fazíamos um verdadeiro teatro improvisado (a turma era talentosa!), com personagens inusitados (pai da noiva e noiva vindos da Lua, padre fabricante de camisinhas etc etc)... e o figurino era de lá mesmo, isto quer dizer que era dos mais surreais. Porque ali era um depósito de coisas inúteis: por toda vida foi costume levar pra lá coisas que não queríamos mais, mas tínhamos pena de jogar fora: móveis, panelas, roupas, lençóis, sapatos, bibelôs, quadros, livros... e lá se formava uma coleção de coisas inusitadas: roupão azul marinho com grandes bolinhas brancas, capa de chuva prateada fosforescente, calças roxas de acrílico, fantasias de bailarina e húngara, botinha Beatles, Topo-Gígios, Mugs... Na verdade, eram estes objetos que instigavam a nossa imaginação, inventando os personagens mais loucos...

Eu cuidava também da música. Uma das coisas que mais gosto na vida, mais do que qualquer coisa que ce possa imaginar, é fazer a trilha musical pruma festa. Modéstia à parte, todos adooooooram as minhas seleções. E naquela época era à base de K7. Perdia (perco) o sono, deixava (deixo) de comer, era (sou) adrenalina pura, só gravando as músicas. É uma coisa que nem Freud explica, essa minha piração. Sou um DJ por natureza, antes de ter essa profissão de DJ, eu já era... Agora, nada melhor do que música ao vivo num forró, mas tem que ter muito Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Ah, e também, last but not least... Frevo Mulher. Outonos secos caindo na palma da minha mão, desembocando no primeiro açude do meu amor.

Quando o vento sacode a cabeleira.

4 comments:

Yelloweesa said...

Fui a uma dessas festas na Lagoa das Lontras e lembro que me diverti muuuuuuuuuito! Os personagens realmente eram ótimos. Você tem fotos? Se não me falha a memória, nessa que eu fui alguém estava filmando.Estou certa? Beijos

lll said...

Lembrou do Jackson do Pandeiro? Recentemente estava escutando umas grava�es dele antigas e me liguei de onde veio a "Sebastiana", m�sica gravada no segundo disco da Gal. Com o som dele, a festa junina fica muito melhor. :) Se vc achar algumas fotos dessa festa que voc� e sua turma promoviam, coloque a� no Blog.

Grande abra�o! :)

dianadasha said...

Yelloweesa, sim tenho fotos, mas poucas e nao de todas... lembra que ninguem tinha maquina, e muito menos digital.... filmando? sera que foi o Umberto? mas isso foi nos anos 70, deve ser super 8....

dianadasha said...

Lucas, claaaaaro que lembrei do Jackson, alias, ele ta no meu repertorio: Ziriguidum, É Samba Que Eles Querem, Chiclete com Banana... é um dos melhores cantores de samba, a sua divisão ritmica, sua interpretação, nossa, é demais.
fotos das festas eu tenho poucas, e tudo de papel, mas vou scanear umazinhas e te mostro...