15 July 2006

atracao pelo abismo


Uma pessoa tá fazendo uma prova importante, tipo um vestibular, coisa assim. Recebe a prova, lê a prova, e percebe que não sabe responder quase a metade. Em vez de fazer logo as que sabe, e ir tentando as outras, vai dando um pânico, e acaba entregando a prova o mais rápido possível pra acabar com aquele desespêro.
Uma pessoa tá vendo o jogo do Brasil X França, torcendo para o Brasil na Copa de 2006. França faz um gol. Em vez de torcer e torcer e torcer pro Brasil fazer um, e depois outro, pra desempatar, a pessoa não aguenta a angústia e grita pra França fazer logo dois, e fica o resto do jogo esperando o próximo gol da França e.... torcendo pra França!!!!!
Uma pessoa vai dormir tarde, mas sabe que precisa acordar cedo na manhã seguinte. Em vez de dormir as tres ou quatro horas que tem, prefere emendar, já que tá acordado, continuar... "daqui a pouco vou ter que me levantar mesmo"
Uma pessoa tem um bicho de estimação que está muito doente. O tratamento é lento, difícil, trabalhoso e estressante, mas oferece uma possibilidade de cura. Pra não ter que passar pelo processo todo tão desgastante, melhora um dia, piora outro, continua igual no outro, sente dor no outro, fica muito mal no outro, aí melhora, prefere acreditar que não vai dar certo, não tem mais jeito, o que resta é sacrificar o animal.
Uma pessoa tá fugindo de um sei lá, touro com chifres afiados e enormes, correndo, e de repente tem uma árvore, ele sobe de qualquer jeito sem nem pensar, de repente ele nota que subiu mais do que podia. Olha pra baixo,o touro, e à sua volta, um abismo. Em vez de esperar o touro ir embora, sim, porque touro não vai ficar esperando a presa descer, mesmo porque pessoas não são presas de touro... ele entra em pânico e se atira no abismo, pra acabar logo com aquela situação, aquela angústia, ela resolve pular no abismo. Já que a situação é essa, chegou a esse ponto, então melhor acabar logo com isso.
O que essas pessoas têm em comum? A atração pelo abismo.

1 comment:

Anonymous said...

... ou aversão às vitórias!