29 January 2010

milagres


O ano novo entrou violento, arrebentando literalmente: enchentes, deslizamentos e mortes na Ilha Grande, Angra, e o terremoto apocalíptico no Haiti, cenas de pavor do mais terrível filme, só que este não é de ficção e nem vi no cinema, e sim na TV e nos jornais: trata-se da realidade.

De que maneira estas pessoas estão conseguindo viver após a catástrofe? comida e bebida sendo distribuidas com lentidão e desordenadamente, pois são multidões precisando. Filas tornam-se impossíveis de fazer. Comer, dormir, cagar, se tratar em caso de alguma doença... como fazer? E os saques, a violência, o desespero de quem está ali inteiramente entregue e sem nada mais pra perder? grupos inteiramente enlouquecidos matando por um quilo de arroz... a dor da fome é cáustico....

Tudo isto é muito triste. Mas no outro dia li uma notícia assombrosa, intitulada Meninas Superpoderosas, com fotos de 3 mulheres que foram retiradas vivas dos escombros, depois de mais de sete dias sem água ou comida, sem ar praticamente, em posições de desconforto e dor, sem poderem se mexer, e além do mais, e o que é pior, sem saber se iriam conseguir sobreviver, sofrendo a angústia de estarem soterradas e a dúvida se iriam ser salvas ou não. Não sei, a gente se surpreende com a gente mesma, mas se fosse eu... acho que teria me entregado nas primeiras horas... ou minutos...

Estas mulheres são um bebê de 15 dias, uma moça de 26 anos e uma idosa de 69. As fotos de cada uma delas sendo resgatadas são emocionantes, fotos de milagres. Milagres vivos ali, estampados numa página de jornal.

O bebê se chama Elisabeth Joassaint, e na foto ela aparece numa maca, sendo hidratada com soro, de olhos abertos, mão na boca, olhando tranquilamente pra aquele corre-corre em volta, não entendendo nada (com 15 dias a gente não entende nada, só vive o que nos acontece. Imagina então ouvir um estrondo, ser soterrada, e ficar na escuridão, sem mamar, sem sentir a mãe!!!), mas tranquila, sem chorar, sem se debater... talvez ela tenha se desesperado logo que aconteceu o desmoronamento, mas foi cansando até a exaustão... Esse bebê, é claro, não teve consciência do que havia acontecido, e do perigo que estava passando, portanto sua única angústia (e não é pouco), era não estar com a mãe, e o desconforto da fome e sede... Ela parece na foto com mais idade do que o texto diz, eu diria que uns seis meses. Será que o tempo que ela passou soterrada (metade da vida dela!!!) ajudou alguma coisa neste processo de envelhecimento? Diz o texto: “uma equipe de busca estava demolindo sua casa quando a encontrou na mesma cama em que dormia no momento do terremoto. A cama caíra no chão, mas o bebê não se machucou”.

A outra “menina” é Anna Zizi, de 69 anos, que foi retirada das ruínas da catedral de Porto Príncipe. Na foto, ela aparece toda suja de terra, pedaços nos cabelos grisalhos, e a boca (sem dentes) aberta, sendo hidratada pela equipe de salvamento com a água de uma garrafinha de plástico. Diz o texto: “Anna saiu dos destroços cantando... médicos que examinaram Zizi disseram que ela estava desidratada, que havia deslocado o quadril e quebrado uma perna (imagina a dor!!!). Ela contou que após o tremor conversou várias vezes com um padre que também ficou preso. Após alguns dias, não mais teve resposta dele e disse ter passado o resto do tempo rezando e esperando, sozinha. -Só conversei com o meu chefe, Deus, e não precisei mais dos homens-disse ela”.

E finalmente, a última que se chama Lozama Hotteline, de 26 anos. Lindona, com um riso iluminado, sorriso de dentes branquíssimos, também numa maca, segurando uma garrafa de água, saiu dos escombros cantando e rindo.

P.S: entre o dia que escrevi este texto e o que publiquei, retiraram um rapaz, que ficou soterrado sob um bar e se salvou bebendo refrigerante (!!!!!) e ontem, 15 dias depois do terremoto, resgataram mais uma moça. Até sua família se surpreendeu ao saber que estava ainda viva. Chama-se Darlene Etienne, de 17 anos, retirada da Faculdade St. Gerard, em Porto Príncipe. Ela ainda teve forças pra agradecer os bombeiros!!!

No comments: