06 May 2007

silhuetas- Lotte Reiniger


Você sabia???

O que é "teatro de sombras" ? achei no Wikipedia: "Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras". É uma técnica milenar originária da China, que se espalhou pela Europa (século XVII e início de XIX), inclusive a palavra "silhueta" vem de um Ministro das Finanças francês chamado Etienne de Silhouette (1709-1767), que tinha como hobby os recortes em papel".

Pois eu não. O que eu sabia de silhuetas, é que me fazem sonhar. São cheias de magia e mistério, me prendem a atenção e me levam pra uma Terra feita de sonhos. Desde criança me amarrava no teatro de sombras, feita com silhuetas. Solenes, precisas, drámaticas e tão expressivas, minha imaginação corria solta e meu peito ofegante, em suspense, acompanhava a história da bruxa, das fadas, dos reis... Acontece que meu amigo Milton me mostrou um filme curta de uma alemã chamada Lotte Reiniger, que foi uma pioneira do cinema de animação com sombras. Este filme de 1926, chamado The Adventure of Prince Achmed, é uma das histórias das Mil e Uma Noites. Todas as fotos deste post é deste filme.


Vou parar de falar pra mostrar as imagens que tirei do filme da Lotte. Repare a delicadeza das figuras, do cenário, tudo feito de papel cortado. Que beleza, que beleza mesmo... outro mundo, outra época, outra vida... e que gênio, essa Lotte... que mulher incrível. E ver isso se mexendo é emocionante.








2 comments:

Anonymous said...

adorei essas imagens! como faço para ver esse filme (arteplinio@gmail.com) estou com um projeto de animação e gostaria de adicionar esse material em minha pesquisa!Valew!!

dianadasha said...

oi caro anônimo,
imagino que seu nome seja Plínio (arteplinio), mas não quis arriscar...
este filme pode ser encontrado na coleção ANIMAZING, volume 2, editado pela MAGNUS OPUS (www.magnusopusdvd.com.br)
televendas- (011)5051-8817
abraço