31 March 2007

60 anos


Minha amiga Eliane me perguntou: como é ter 60 anos? E minha cunhada Maiza: "você se sente com 60 anos?"

60 anos é um conceito -na verdade um pré-conceito- um mito. Se a gente, ao fazer 60, ficasse verde, ou se nascesse um terceiro olho, ou se sentisse uma mínima diferença entre 60, 59, ou 37, seria fácil responder, mas não é assim. Não senti nada, não doeu, não tive nenhuma grande revelação divina (só uma pressãozinha alta, mas isto jovens e até crianças a tem), continuo sentindo uma energia e um dinamismo invejável {coisa que aos 25 eu não tinha, eu vivia cansada)... Antigamente, as pessoas de 60 realmente pareciam 60, eram mais velhas, não sei... a roupa, os hábitos, a cabeça (principalmente)... hoje mudou muito, e sinto que a minha geração contribuiu enormemente para esta transformação, pois mudar o mundo foi a nossa bandeira.

E mudamos mesmo!!!!

Hoje a expectativa de vida do ser humano é, sei lá, de uns 90 anos, por aí ou mais!!!! Então fazendo as contas, me sinto assim: já vivi 2/3 da minha vida. Quero viver este 1/3 que tenho pela frente experimentando novos sabores, trilhando novas estradas, fazendo coisas que nunca antes fiz, mas sempre quis. Criar, arriscar, descobrir, sonhar.

E tentar me entender: who am I?????

No comments: