07 December 2007

inteligencia dos chimpanzes


Realmente estou fora do ar blogueiro nestes dias semanas meses, mas tenho motivos, tem outras coisas. Grandes rompimentos familiares me fizeram (fazem) adernar, e até meu barquinho sair deste mar revolto, leva tempo. Pra poeira abaixar, novas realidades serem apreendidas e sedmentadas, enfrentar todo tipo de sentimento, desde os mais obscuros gritos vindos das entranhas do ser, até o mais leve sussurar de lembranças doces que guardo com afeto. É normal, e é assim mesmo, as coisas demoram, mas no final a gente chega lá. Isto é vida, isto é crescimento, isto é difícil, isto é inevitável se você quiser evoluir pra melhor. Dói, mas depois deixa a gente mais forte.

Não é que eu esteja inerte não!!! pelo contrário, tenho me sentido, até mais do que antes, viva, pulsante, atenta, ativa, antenada e disperta, apenas não consigo escrever, verbalizar o dilúvio. E como as curiosidades do mundo me fascinam, quero registrar aqui um artigo interessantíssimo que saiu nos jornais esta semana: chimpanzés superam universitários em teste de memória (BBC, 4 de dezembro). A pesquisa foi feita em Kyoto no Japão.

Foram testados 3 pares de chimpanzés cada formado por uma mãe e seu filho, contra estudantes universitários em um teste de memória que envolvia números. Estas mães chimpanzés e seus filhos de cinco anos já tinham aprendido como contar de um a nove. A experiência consistia foi assim: cada participante viu em um monitor vários números de um a nove. Estes então eram substituídos por quadrados em branco e o estudante ou o chimpanzé tinham que lembrar qual número apareceu em qual lugar, e então tocar o quadrado certo na tela. A surpresa foi que os chimpanzés jovens tiveram desempenho bem mais veloz e preciso do que suas mães e do que os universitários. Acontece que nós, seres humanos, percorremos a tela com movimentos dos olhos,o tempo todo durante uma leitura, e a mente dos chimpanzés "fotografa" a tela, memorizando-a instantaneamente.

Não é incrível? nossos parentes mais próximos estão muito mais próximos do que a gente imagina. Pensa bem, imagina em quantas tarefas, trabalhos, profissões eles poderão nos ajudar. Colaborar. Substituir. Opa!!! lá vem o Planeta dos Macacos, e não é filme nem ficcão!!!!!

Pra comemorar, vou chamar o Jorge Mautner aqui pra cantar o Samba dos Animais:

o homem antigamente falava
com o cobra jabuti e o leão
olha o macaco na selva
não é macaco
é meu irmão
porém durou pouquíssimo tempo
essa incrível curtição
pois o homem rei do planeta
logo fez sua careta e começou a sua civilização

agora já é tarde
ninguém nunca volta jamais
o jeito é tomar um foguete
é comer deste banquete
para obter a paz
que a gente tinha quando falava com os animais

No comments: