07 June 2007

saguis


Subindo pro quintal pra visitar a sepultura da Mia, veio um bando de saguis pra me consolar. Como sempre, saguis com fome. Não é época de jaca. Raros abacates. Desci de novo, e peguei a última banana que tinha (o consumo de banana aqui em casa é grande!!). Como satisfazer aquele bando só com uma banana? Fez-se então a multiplicação das bananas. Cortei-a em rodelinhas e fui dando. De um a um vieram descendo, gritando agudinho.

Antigamente não existiam saguis por aqui. Quero dizer, há 30 anos atrás... agora eles aparecem quase todo o dia. Quando me mudei pra esta casa, numa das primeiras manhãs acordei com um som altíssimo vindo do quintal, aliás estava até mais perto, parecia no telhado... um esporro louco.. nunca tinha ouvido nada igual... pensei que fosse uma passarada, mas... não eram pássaros comuns, ou então eram centenas... Depois vi que eram eles mesmos, os micos.

Uma visão inesquecível foi numa tarde em que estávamos almoçando e tinha uns oito na árvore em frente, todos amontoadinhos porque estava garoando. Aquele bloco de saguis (detestam o frio). Reparei que havia um que tinha uma mochilinha nas costas. O que era aquilo? um calombo? uma corcunda? um defeito de nascença? que nada... era o filhote agarradinho no pai. Pensei na hora que era na mãe, depois li que é no pai. O chefe de família tem a obrigação de cuidar dos filhotes, que se agarram no seu peito ou nas suas costas, na hora de atravessar os galhos ou correr pelas árvores. Voltam pra mãe na hora de mamar.

O que acho curioso é este rabo caído, sem ser prêensil, como nos outros macacos. Mais curiosidades: raramente andam sozinhos. Adoram brincar de brigar e esconde-esconde. Possuem uns tufos festivos que saem de suas orelhas. Pra mostrar a superioridade, um miquinho mostra sua bundinha pro outro. E.. que saco enorme!!! Sua dieta básica são insetos, frutos e sementes. Aqui tem uma foto antiga de dois se fartando de jacas, depois vieram mais!!!

São estridentes, hiper-estressados, e dizem que muitos morrem de enfarte. Nunca vi nem quero ver. Basta uma cena horrível que assisti: um sagui saiu aqui de cima telhado, e pelo fio de telefone atravessou a rua, e esbarrou, encostou, se apoiou sei lá, no transformador. Só ouvi aquele estrondo e o pobre sendo catapultado. Foi horrível, fiquei chocada, aquele bicho todo vivo alegre leve e fagueiro de repente ali inerte...

Mas pra encerrar, nada de tristeza. Eis a foto mais linda dos saguis aqui do quintal, tirada pelo John, namorado de Maína. Olhe esta expressão. Os olhos. A boca.

Realmente, é um privilégio ter essa convivência com os nossos primos.

2 comments:

Yelloweesa said...

Tivemos uma sagüi (na casa de meu pai). Não lembro qual foi a maluca que levou-a para lá e nem porque, eu não fui. A coitada vivia em uma gaiola, adorava goiabada e chamava-se Maria Lúcia. Felizmente, depois de um tempo vivendo conosco, ela foi para um sítio. Como vc diz, eles são muito estressados. Imagine vivendo em uma gaiola!!! Soubemos depois que ela estava bem adaptada à comunidade de sagüis do sítio. Ainda bem!

jana said...

Moro em Teresina-pi e tenho uma sagui muito fofa...estou querendo cruzar ela pois anda muito estressada e tbm pela idade...Adora bombons e suco,tem uma paixao por um pato de pelucia,acho que pensa que é a mãe dela kkkkk não me imagino sem ela do meu lado....linda