07 February 2007

bala perdida


Estava eu a recolher as roupas do varal, eram umas onze da noite de uma sexta-feira. Não era 13. Ao longe, bem ao longe, estava acontecendo o maior tiroteio entre dois morros aqui perto. Apesar de ser bem longe e não estar de frente pra coisa, tendo vários obstáculos para que uma bala errante chegar até aqui, sempre fico apreensiva e tomo vários cuidados, como fechar a janela de madeira da sala, não ficar na varanda etc etc... Estava particularmente assustador nesta noite, armamento pesado. Eis que de repente ouço um estalo e começou a jorrar uma cachoeira na escada perto de mim. Pensei que o cano d'água havia quebrado, tinha que ir correndo fechar o registro, ou a caixa iria ficar vazia em minutos, tal a quantidade que descia pelos degraus. De repente parou. Aí matamos a charada: foi uma bala perdida que bateu no cano de pvc que leva a água lá pra cima na caixa. Fomos ver com a lanterna e foi isso mesmo: o cano tava com um rombo de uns 10 cms. Mas tivemos sorte: ninguém estava passando na escada naquele instante, nem gente, nem gato, nem cachorro, nem gambá. No dia seguinte achamos o pedaço que foi catapultado e encaixamos-na tal qual peças de um quebra-cabeça, e deu pra ver direitinho o furo da bala, muito pequena, e um derretido provocado pela quentura da bala ao chegar.

Que tipo de sentimentos se tem numa hora destas? os piores possíveis. Como é que deixaram chegar a esse ponto? frustração, revolta, medo, insegurança, vontade de sair daqui e ir pra.... praonde??? Onde é melhor? tenho um sonho em morar no Canadá- índice zero de criminalidade! Mas... e o resto? se eu pudesse levar comigo tudo de bom que tenho aqui- e olha, não é pouca coisa não- não pensaria duas vezes.

Então nessas horas eu sou fatalista. O que tiver que acontecer, vai acontecer aqui, lá, acolá. E continuar vivendo driblando o mau enquanto "me é permitido"! Tomar cuidado, estar atento e... viver. E quem sabe, ir semeando outros caminhos para trilhar no futuro, caminhos que me levem a outros bairros, outras cidades, outros estados, e quem sabe.... para outros países? A vida é a gente que faz.

1 comment:

Suzy Pereira said...

NOSSA!!!!! que estrago no cano imagina isso nas costas de alguem........nada de recolher roupas no varal quando houver tiroteio...melhor perder a roupa que a vida.....hehehe
bjs
su