28 March 2008

Cachao


Morreu no dia 22 deste mes e deste ano, agora no sábado, um músico pelo qual sou apaixonada:Cachao. E foi como se fosse um tio distante, me era tão familiar...Como tocávamos sua música por uma época aqui em casa (assim que o descobrimos), era todos os dias e o dia inteiro, cada um que chegava aqui era apresentado a este baixista, arranjador, maestro, compositor tão extraordinário.

Cachao foi quem mais revolucionou a música cubana, se apresentando e compondo com seu irmão Orestes Lopes dos 30 aos 50 em Havana. Sua grande idéia foi acrescentar ritmos africanos à música cubana, criando o "danzón" que viria a se tornar o mambo. E este rítmo atravessou o mar em direção ao mundo, revolucionando também a música internacional, em especial a americana, nas linhas de baixo do R&B, nos improvisos jazzísticos à la afro-cubana, que depois deram filhotes: a salsa e o latin jazz.

Nasceu em 1918 numa família em que cerca de quarenta integrantes eram músicos, a maioria baixistas. Começou na música tocando bongô aos 8 anos. Aos 9, já no baixo, tocava em cinemas mudo de sua cidade, acompanhado pelo genial pianista também cubano Bola de Nieve (Ignacio Villa). Aos 13 já tocava contrabaixo na Orquestra Filarmônica de La Habana, e foi regido por maestros como Villa-Lobos, Stravinsky e Herber von Karajan. . Ele se transferiu no começo dos 60 pros EUA, e logo se tornou um dos baixistas mais famosos e requisitados em NY. Tocou com dezenas de artistas, dentre eles a Celia Cruz, Tito Puente, Paquito de Rivera, e fez a trilha de vários filmes americanos. Morreu dia 22 de março deste ano, em Coral Gables, Florida. Queria era colocar áudio dele aqui pra iluminar a página, mas não sei ainda fazer, aliás, nem sei se dá pra fazer. Cachao Cachao, obrigada pelas centenas de horas de puro prazer e requebradas de cadeiras, ombros, mãos e pés!!!!

No comments: