
To indo pra Salvador pra estar presente na inauguração da super-Exposição sobre o Walter Smetak. Finalmente está sendo feito algo pra presevar a arte deste extraordinário artista, que foi um dos gênios mais criativos do nosso tempo. Além de músico de vanguarda, um artista plástico de valor que confeccionava seus belíssimos instrumentos- suas Plásticas Sonoras- e dava vida à eles. Um mago. Um guru. E agora está aí- Smetak para o Mundo!!!!
Nascido na Suíça, adulto foi morar em Porto Alegre, e foi lá que teve um insight de ir pra Salvador. O que encontrou nesta cidade foi toda aquela riqueza, aquela cultura afro borbulhando desenfreada, aquela explosão de cores, natureza e... as cabaças!!!! Cabaças que foram a matéria prima de tantos instrumentos criados por ele. Tinha toda uma filosofia esotérica por trás, nada era assim "da boca pra fora". A primeira vez que ouvi falar dele foi com Caetano e Gil na Tropicália. E quando ele veio fazer um workshop aqui no MAM em 76 e estrear a sua peça A Caverna, nos conhecemos e foi ali que tudo começou. Tivemos uma relação profunda de amizade e trabalho, que durou até a sua morte em 84. Trabalhamos até em Berlim, ficamos lá mais de dois meses. Tão bom.
E agora estou indo pra Salvador, depois de 30 anos. Há uma semana não consigo dormir, cenas do passado me invadem a cabeça sem eu querer, chamar ou pedir. Insistentes, avassaladoras, decididas, poderosas. Expulsá-las me é impossível, só me resta assistí-las em devaneio. Salvador com Smetak foi uma das fases mais felizes da minha vida.
No meu site tem mais informação deste grande artista, com notícias de jornal e mais fotos também.
No comments:
Post a Comment