29 January 2010

milagres


O ano novo entrou violento, arrebentando literalmente: enchentes, deslizamentos e mortes na Ilha Grande, Angra, e o terremoto apocalíptico no Haiti, cenas de pavor do mais terrível filme, só que este não é de ficção e nem vi no cinema, e sim na TV e nos jornais: trata-se da realidade.

De que maneira estas pessoas estão conseguindo viver após a catástrofe? comida e bebida sendo distribuidas com lentidão e desordenadamente, pois são multidões precisando. Filas tornam-se impossíveis de fazer. Comer, dormir, cagar, se tratar em caso de alguma doença... como fazer? E os saques, a violência, o desespero de quem está ali inteiramente entregue e sem nada mais pra perder? grupos inteiramente enlouquecidos matando por um quilo de arroz... a dor da fome é cáustico....

Tudo isto é muito triste. Mas no outro dia li uma notícia assombrosa, intitulada Meninas Superpoderosas, com fotos de 3 mulheres que foram retiradas vivas dos escombros, depois de mais de sete dias sem água ou comida, sem ar praticamente, em posições de desconforto e dor, sem poderem se mexer, e além do mais, e o que é pior, sem saber se iriam conseguir sobreviver, sofrendo a angústia de estarem soterradas e a dúvida se iriam ser salvas ou não. Não sei, a gente se surpreende com a gente mesma, mas se fosse eu... acho que teria me entregado nas primeiras horas... ou minutos...

Estas mulheres são um bebê de 15 dias, uma moça de 26 anos e uma idosa de 69. As fotos de cada uma delas sendo resgatadas são emocionantes, fotos de milagres. Milagres vivos ali, estampados numa página de jornal.

O bebê se chama Elisabeth Joassaint, e na foto ela aparece numa maca, sendo hidratada com soro, de olhos abertos, mão na boca, olhando tranquilamente pra aquele corre-corre em volta, não entendendo nada (com 15 dias a gente não entende nada, só vive o que nos acontece. Imagina então ouvir um estrondo, ser soterrada, e ficar na escuridão, sem mamar, sem sentir a mãe!!!), mas tranquila, sem chorar, sem se debater... talvez ela tenha se desesperado logo que aconteceu o desmoronamento, mas foi cansando até a exaustão... Esse bebê, é claro, não teve consciência do que havia acontecido, e do perigo que estava passando, portanto sua única angústia (e não é pouco), era não estar com a mãe, e o desconforto da fome e sede... Ela parece na foto com mais idade do que o texto diz, eu diria que uns seis meses. Será que o tempo que ela passou soterrada (metade da vida dela!!!) ajudou alguma coisa neste processo de envelhecimento? Diz o texto: “uma equipe de busca estava demolindo sua casa quando a encontrou na mesma cama em que dormia no momento do terremoto. A cama caíra no chão, mas o bebê não se machucou”.

A outra “menina” é Anna Zizi, de 69 anos, que foi retirada das ruínas da catedral de Porto Príncipe. Na foto, ela aparece toda suja de terra, pedaços nos cabelos grisalhos, e a boca (sem dentes) aberta, sendo hidratada pela equipe de salvamento com a água de uma garrafinha de plástico. Diz o texto: “Anna saiu dos destroços cantando... médicos que examinaram Zizi disseram que ela estava desidratada, que havia deslocado o quadril e quebrado uma perna (imagina a dor!!!). Ela contou que após o tremor conversou várias vezes com um padre que também ficou preso. Após alguns dias, não mais teve resposta dele e disse ter passado o resto do tempo rezando e esperando, sozinha. -Só conversei com o meu chefe, Deus, e não precisei mais dos homens-disse ela”.

E finalmente, a última que se chama Lozama Hotteline, de 26 anos. Lindona, com um riso iluminado, sorriso de dentes branquíssimos, também numa maca, segurando uma garrafa de água, saiu dos escombros cantando e rindo.

P.S: entre o dia que escrevi este texto e o que publiquei, retiraram um rapaz, que ficou soterrado sob um bar e se salvou bebendo refrigerante (!!!!!) e ontem, 15 dias depois do terremoto, resgataram mais uma moça. Até sua família se surpreendeu ao saber que estava ainda viva. Chama-se Darlene Etienne, de 17 anos, retirada da Faculdade St. Gerard, em Porto Príncipe. Ela ainda teve forças pra agradecer os bombeiros!!!

09 January 2010

meu calendário


Foto da capa do meu calendário de aquarelas e gatos de 2010.

Talvez a melhor coisa que eu tenha feito no ano passado foi o calendário de gatos. E quase que não sai, porque no final ainda faltava pinturas pra completar os 12 meses, e dentre os que estavam prontos, havia uns que não me agradavam, poderiam melhorar, ou eu poderia fazer o bicho de novo, a partir de outra foto melhor etc etc... Enfim, foi um parto.

Tudo começou há muitos anos, quando conheci os calendários grandes temáticos (sapos, gatos, cinema, pinturas de um artista famoso, natureza e por aí vai), que minhas irmãs me mandavam, e que passaram a ser ítem obrigatório nos pacotes de presentes de natal. Você abre e pendura na parede, uma banda tem uma bela imagem, a outra vem com uns quadrados em cada dia, grandes o suficiente para anotar consultas médicas, aniversários etc. Desde então, não mais esqueço os meus compromissos. Um prático e poderoso aliado no corre-corre do dia-a-dia, e pra esta mente um tanto distraída!!!

Imaginei fazer um daqueles algum dia na vida- mas era um desejo como milhares que tenho e que depois esquecidos (entre querer fazer e conseguir realizar... vai muita distância!!!!). Aí comecei a aprender aquarela -por outras razões- e a coisa foi acontecendo aos poucos.

Meu calendário não é de parede: é pequenininho, de mesa, 10X10 cms. Mas fiquei orgulhosíssima, e tão feliz por ter realizado algo, e não ter ficado só no sonho. Sim, porque sonhar é comigo mesma, tenho inúmeros projetos, mas... fazer que é bom...

Na verdade, ninguém estava acreditando que eu fosse concluir, e pra falar a verdade, eu também não. Nem também me lembro quando foi que o que eu estava fazendo na aula virou um futuro calendário. Foi acontecendo, sem eu ter percebido, sem eu ter tido consciência. Só nos últimos meses é que me dei conta, e aí foi uma corrida contra o tempo pra entregar na gráfica. Claro que só ficou pronto no dia 23 de dezembro, mas ficou!!!

Aqui estão as Misses e os Misters dos meses: são gatos meus: uns já se foram, outros estão aprontando por aqui, todos vivendo no meu coração. Atendem pelo nome, e vêm quando eu chamo.

Na aquarela sou aprendiz, ainda falta muita tinta, papel e pincel para que eu realmente domine a técnica (será que ela é dominável???) - por enquanto dificílima pra mim- mas aqui estão os meus bichinhos, desejando a todos um FELIZ 2010, pleno de saúde alegrias e afetos, e um mundo mais justo para todos os seres da Terra.
Fumaça- contracapa e porta-voz

href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_jv1qOgwReog64X5klsuWXq38gMYAvr6z2sFs5gHrImVpHFG9Qge51YLj0UyyNk0OkxZO7wvIom8b135tgfrA-yoZGUh6rqhfMGcwBZg_52vetyHyzA7tdB18tBrCsOGnNrdD/s1600-h/Mambazo.JPG">Mambazo- Janeiro

Ping-Ling- fereveiro

Semínima- março

Família- abril

Piteca- maio

Colombina- junho

Mia- julho

Ismael- agosto

Coquinho- setembro

Gong-Li- outubro

Aracy- novembro

Chiquinha- dezembro

06 January 2010

viro a página


Com muito menos postagens do que costumo escrever, eis que o ano de 2009 de repente se evaporou. Foi ficando pequeno, pequeno, cada vez menor e sumiu na curva de uma estrada, bem lá na linha do horizonte. Não deu tempo de fazer muita coisa, quase nada. Ainda berrei seu nome, tentei chamá-lo só para me despedir, mas ele nem se virou pra me olhar, correndo correndo correndo, sempre com pressa, como se fosse para tirar o pai da forca.

Já foi tarde!!! quero vê-lo bem longe... E saúdo 2010 em pleno Dia de Reis, virando mais uma página, com foto mandada pela Maína!!!

Nada é o que não foi há uma semana ou um mes atrás, mesmo assim viro a página, pois viver é seguir. O que esperar? não sei. Resoluções? não fiz. Faço uma agora: neste instante ouço umas gotinhas mínimas de chuva que caem muito suaves nas folhas, mal dá pra escutar, se não fosse o silêncio deste instante, passariam despercebidas. O som é tão atraente, me descansa o olhar e nutre o meu sangue. Tudo é calmo. A temperatura está amena, aquele bafo de 45 graus centígrados deu um tempo. Céu de lindo branco-acinzentado, sem sol.

Mas... isto lá é resolução? lendo nas entrelinhas, é: viver o momento presente. Estando agora aqui, que me importa o mês que vem? a semana próxima? tudo ficção. Realidade é que agora as gotas caem quase parando, hoje é primeira quarta-feira do ano, voltei a escrever no blog. Pronto.

Minha cabeça não costuma funcionar assim, mas tem que aprender- e vai!- de agora em diante. Afinal, tudo é treino, tudo é aprendizado, e quero aproveitar com alegria o que tenho, enquanto posso. Pode parecer sem sentido, lendo assim, mas não é não. Pode parecer texto cifrado, talvez seja. Mas tenho certeza de que, com esta atitude, vou conseguir até transformar o que é ruim em bom. Nada está escrito nas estrelas, e embora não se possa controlar a vida, sempre existirão maneiras de passar pelas pedras do caminho sem se machucar tanto.