18 April 2008

show de blues


E lá vamos nós, Mario Jansen e eu, aterrissar no Humaitá no final deste mes. Embora já tenhamos vários shows prontos, um novo show sempre é um novo show, e a vontade de pegar músicas diferentes é total. E dá-lhe ouvir, pesquisar, pinçar, tirar harmonia, letra, arranjar... muito bom isso tudo.

Não dá pra se ter mau humor nem depressão quando se tem uma profissão de que se gosta. E claro, trabalho. Sinto-me privilegiada. Embora a profissão de música não seja pra qualquer um. Posso fazer um show agora, outro daqui a uma semana... um mes... um ano!!! A incerteza de datas faz parte. Instabilidade. "Infrequência". Mmmmm... gostaria que fosse toda semana...

Mas voltando ao show, novas músicas. É engraçado como eu acho uma música boa, e me apaixono por ela, e aquilo fica na minha cabeça o tempo todo. De repente, acho uma outra. Imediatamente esta nova toma o lugar da outra na minha paixão, e penso- ah, ESTA sim, é a mais linda de todas. E quando vejo, tem mais música que o roteiro comporta... daí tem que ter sangue frio pra cortar as tão adoradas.

E outras que tenho que deixar porque já viraram "clássicos", canto há anos e todos pedem. Essas nem quero tanto, mas não dá pra tirar.

Depois os sonhos. No outro dia sonhei, (aliás foi um pesadelo!!!), sonhei que chegamos lá no local do show pra passar o som e não tinha piano acústico, e nem tempo de providenciar. Comecei a me dar um desespero misturado com pânico e vontade de me atirar pela janela, mas felizmente acordei logo em seguida. Nestas horas é tão bom acordar e reconhecer seu quarto...

Show de Blues. Big Bill Broonzy, John Lee Hooker, Muddy Waters, Bessie Smith, Ida Cox, Aretha Franklin, Billie Holiday, Nina Simone, Helen Humes, BB King... quantos vou escutando, e descobrindo outros tantos, e lendo sobre a história do blues, que se confunde com a própria história dos EUA, escravidão no sul, guerra civil, industrialização... Quando me apaixono, mergulho fundo.

Isso tudo é muito bom, mas... será que vou conseguir decorar estas letras todas novas? este é o meu maior desafio. Gosto de estar no palco solta de qualquer papel. E tem umas letras grandes, tem uma ótima (ops! grande tb) cujo título é Wild Women Don't Worry (wild women don't have the blues), de ida Cox. É uma letra feminista, rara no blues. Canto outra também -Love Me Like A Man (don't put yourself above me), de Bonnie Raitt, cantora contemporânea de country-folk, com fortes influências bluseiras.

Que sejam dia sim dia não, os próximos shows. Oxalá!!!!