26 May 2007

Mia


Tô arrasada. Mia, uma das minhas gatas, tá muito mal. Parece que é uma pneumonia, fizemos exames. Ficou 4 dias "internada" na casa do veterinário, e voltou muuuuito pior. Agora tenho que tentar alimentá-la (tá sem fome, um esqueletinho...), está no antibiótico, dar carinho e.... esperar.

Tenho 10 gatos, e cada um é inteiramente diferente do que o outro, a personalidade. Esta nasceu aqui em casa (como a maioria), linda linda toda cinza, cinza-azulada, olhos amarelos, mas tinha uma coisa que eu não gostava: morria de medo da gente. Eu ficava super-sentida, mas aos poucos fui conquistando sua confiança, chamando seu nome, olho no olho, carinhos, beijos... meses e meses... finalmente ela se entregou, gosta de colo, de contato humano, me responde (às vezes sem som, só abrindo a boca) quando eu chamo (todos conhecem seus nomes e me respondem aqui em casa). Falar com os animais. Saber sua linguagem. Um sentimento muito bom. E ela é tão gostosa de pegar, redondinha, maçica, uma delícia. E linda linda. Me lembro um dia de vacinação (é o pior dia do ano pra mim, uma tortura... prender todos na cozinha... ir de um em um... urram como se estivessem indo pro abate, arregalam os olhos, mudam de expressão... desespero daqui e dali... viram uma bola de espinhos... alguns escapam... outros pressentem (se escutam lá da rua a simples voz do veterinário, desaparecem)... um horror). Mas neste dia a Mia conseguiu escapar e foi pro telhado. Aí subi a escada e chamei- Mia... Mia.... lá veio ela, tadinha, confiando em mim... pras minhas mãos. Me senti uma traidora, mas tinha que vacinar... depois ela me perdoou e nem lembra mais...

Outra coisa que gosto nela é que ela é quieta, sutil e super na dela. Telepática. Profunda.

E tem um narizinho cinza-chumbo adorável...


Mas agora tá pele e osso, sem comer, e o pior é o resultado dos exames não tá batendo com o seu estado... to tão confusa... nessas horas queria tanto ter feito veterinária... mas sou péssima pra isso... Morro de pena da dor de um bicho... e como dizer a um bichinho que uma desagradável limpeza de ouvido é pra curar a úlcera lá dentro? Como dizer que essa espetada é pro bem? Como fazê-lo entender que levá-lo pra fazer exame na caixinha é necessário pra sua vida? Ele fica apavorado, miando, se mexendo, num stress louco, e eu também... me sentindo abalada, culpada e nervosa, um horror. Onde lhe dói? O que você está sentindo? A gente tem que ter muito sangue frio... e eu não tenho. Sinto uma fraqueza nas pernas e na mente.

Vou agora tentar dar mais uma comidinha na boca dela. Tomára que aceite. Vamos torcer pra ela sair dessa...

O que faço com o meu medo de ela morrer? e a saudade que vou sentir, a dor de não ver mais e conversar? Mais uma lição de desapego. Que saco! As pessoas que não sabem o que é ter gato tentam me consolar, dizendo que tenho tantos, que mais um menos um não é lá essas coisas... mas não é assim. Cada um é um, e em cada um plantei um pedaço diferente de mim. Que nem com gente.

11 May 2007

silhuetas- fotos

E pra dar um arremate neste assunto (aliás, tudo começou com esta idéia), aqui vão umas fotos minhas tiradas em silhueta:

Toledo, Espanha, 2005, por de sol


Toledo, Espanha, 2005, silhuetas de árvores


New Jersey, EUA, 2004, Zumpi e Jack olhando a neve


Segovia, Espanha, 2005, aqueduto


Segovia, Espanha, 2005, Catedral


Segovia, Espanha, 2005- uma cegonha de verdade na ponta da torre!!!! havia muitas, muito lindas e grandes!!!!


Santa Teresa, RJ- 2003, galo do vento do meu vizinho Isaac


Museu de Arte Contemporânea (MAC), Niterói, RJ- 2002

09 May 2007

silhuetas- Carlos Estevao

Bem.. há também outros tipos de arte com silhuetas, como o do Carlos Estêvão por exemplo, que publicava seu trabalho na revista O Cruzeiro em 50 e 60. Era um super-cartunista e tinha uma coluna chamada "As Aparências Enganam", uma coluna de humor. Não tinha nada a ver com papel cortado, nadinha, só o fato de trabalhar com silhuetas, mas com outra técnica e com outra "mensagem": desenhava uma cena em silhueta num quadrinho com uma legenda sugerindo o que poderia estar acontecendo, e outra cena sem ser em silhueta, aí víamos uma outra cena totalmente diferente do que parecia no anterior. Hi-lá-ri-o. Olha, que era um sucesso só... eu adorava olhar seus quadrinhos, comparando a silhueta com a outra cena, até cheguei a desenhar umas coisas imitando essa brincadeira.



E aqui, uma charge brincando com sombra, que é uma silhueta também...

06 May 2007

silhuetas- Lotte Reiniger


Você sabia???

O que é "teatro de sombras" ? achei no Wikipedia: "Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras". É uma técnica milenar originária da China, que se espalhou pela Europa (século XVII e início de XIX), inclusive a palavra "silhueta" vem de um Ministro das Finanças francês chamado Etienne de Silhouette (1709-1767), que tinha como hobby os recortes em papel".

Pois eu não. O que eu sabia de silhuetas, é que me fazem sonhar. São cheias de magia e mistério, me prendem a atenção e me levam pra uma Terra feita de sonhos. Desde criança me amarrava no teatro de sombras, feita com silhuetas. Solenes, precisas, drámaticas e tão expressivas, minha imaginação corria solta e meu peito ofegante, em suspense, acompanhava a história da bruxa, das fadas, dos reis... Acontece que meu amigo Milton me mostrou um filme curta de uma alemã chamada Lotte Reiniger, que foi uma pioneira do cinema de animação com sombras. Este filme de 1926, chamado The Adventure of Prince Achmed, é uma das histórias das Mil e Uma Noites. Todas as fotos deste post é deste filme.


Vou parar de falar pra mostrar as imagens que tirei do filme da Lotte. Repare a delicadeza das figuras, do cenário, tudo feito de papel cortado. Que beleza, que beleza mesmo... outro mundo, outra época, outra vida... e que gênio, essa Lotte... que mulher incrível. E ver isso se mexendo é emocionante.